Praia De Pajuçara

A orla de Maceió é considerada a mais bonita do Brasil. E as principais praias urbanas da cidade são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Dessas, a mais movimentada é a de Pajuçara. Considerada um dos pontos turísticos de Maceió mais visitados, essa praia é ideal para curtir com a família toda.

Isso porque, se a praia é muito movimentada, o mar é super calmo. Ali pertinho da costa há grandes recifes de corais que, além de formar lindas piscinas naturais, quebram as ondas vindas do oceano.

O resultado é um mar bem calminho, com poucas ondas, e água com uma temperatura agradável. Isso faz essa praia ser o local perfeito para todas as idades.

No entanto, a praia nem sempre é adequada para banho.

Pajuçara é uma das partes mais bonitas da orla de Maceió. A região possui prédios baixos, o que dá uma aparência mais limpa e uma impressão mais arejada à paisagem.

O mar, como em toda Maceió, é de um azul incrível, e a areia é bem clarinha. Para completar, palmeiras dão um toque especial e transformam esse lugar em um verdadeiro paraíso tropical urbano.

Piscinas Naturais De Pajuçara

Se o mar da praia de Pajuçara já é lindo, então se prepare para vê-lo ainda mais incrível. Pertinho dessa praia, a poucos quilômetros da costa, há um conjunto de recifes que formam piscinas naturais realmente imperdíveis.

As piscinas de Pajuçara são um verdadeiro spa natural. A água quentinha, sem ondas e de um azul surpreendente vai fazer você passar momentos relaxantes em alto mar.

Além disso, a vista dali é fantástica. Das piscinas naturais você vai ter uma vista belíssima da orla de Pajuçara e de Cabo Verde, de um ângulo totalmente diferente.

Uma das atividades favoritas nessas piscinas é flutuar com snorkel, para visualizar os peixes. Esses recifes formam um verdadeiro aquário natural, com grande beleza marinha.

Se der fome ou sede, a região possui alguns bares flutuantes, que funcionam em barcos. Tomar uma bebida gelada dentro de uma piscina em pleno mar é uma experiência que você não pode perder.

Em Pajuçara, há diversas embarcações que fazem o trajeto. Você pode se informar lá mesmo, com os donos das embarcações, e marcar o seu passeio.

Diversas barracas de praia também oferecem o passeio. A barraca Lopana, na praia de Cabo Verde, possui um catamarã que faz o trajeto.

Os preços variam entre R$ 30 a R$ 50. Lembrando que o passeio só acontece durante a maré baixa, então esteja atento a tábua de marés para não correr o risco de perder essa atração.

Feira De Artesanato De Pajuçara

Alagoas é nacionalmente conhecida pelo seu artesanato. Os produtos dos artesãos do estado são muito bonitos, e encantam pelo colorido e pela diversidade.

O mais famoso desses produtos, que já se tornou um símbolo de Maceió e de Alagoas, é o bordado filé. A importância deste bordado é tão grande que seu modo de produção tradicional foi tombado como patrimônio imaterial de Alagoas.

O bordado filé se assemelha um pouco à uma rede de pesca, e possui cores muito intensas. Com ele, é possível fazer de quase tudo: roupas, toalhas de mesa, roupa de cama e objetos decorativos.

Um dos melhores lugares para comprar o bordado filé, e também outros tipos do artesanato local, é na Feira de Artesanato. Essa feira fica bem na orla da Praia de Pajuçara, muito fácil de achar.

Lá, é possível encontrar diversos vendedores com uma grande diversidade de produtos e bons preços. Além do mais, se você pretende comprar muita coisa, é possível pechinchar e conseguir descontos.

Pavilhão Do Artesanato

Também em Pajuçara, a poucos metros da Feira, fica o Pavilhão do Artesanato, um dos mais importantes pontos turísticos de Maceió. Os produtos são bem semelhantes aos da Feira, tendo como principal destaque o bordado filé.

Se você tiver tempo e interesse em artesanato, vale a pena visitar os dois; caso contrário, pode escolher ir em apenas um. Ir em pelo menos um é obrigatório, porque é indispensável pelo menos passar para conhecer uma das mais belas tradições de Alagoas.

O Pavilhão do Artesanato é bem maior que a Feira, e possui mais variedade de produtos e mais opções de vendedores. Vá com um pouco de tempo, para olhar com calma, e leve dinheiro, porque vai ser difícil resistir à tentação de comprar lembranças para todos os conhecidos.

Os preços são bem em conta, e é possível pechinchar. Uma boa ideia é visitar tanto o Pavilhão quanto a Feira, para comparar os preços e fazer o melhor negócio.

Praia De Ponta Verde

Pertinho de Pajuçara fica a Praia de Ponta Verde, considerada um dos mais famosos pontos turísticos de Maceió. Para falar a verdade, não há uma separação exata entre Ponta Verde e Pajuçara, uma sendo uma espécie de continuação da outra.

Sendo assim, é claro que Ponta Verde possui as mesmas características da praia anterior: águas bem calmas e super cristalinas, sendo ideal para todas as idades.

Ponta Verde é considerada a praia urbana mais bonita de Maceió. E não é para menos: o mar azul cristalino, a areia clarinha e muitas palmeiras tornam esse lugar um dos mais paradisíacos da cidade.

Mas Ponta Verde não é uma praia apenas para contemplar não. O mar ali é protegido por corais, que impedem as ondas do oceano de chegar à praia e, de quebra, formam piscinas naturais incríveis na maré baixa.

Isso faz com que a praia seja bem tranquila, com água morna e sem ondas, principalmente quando a maré está abaixo de 0.3. Nesses momentos, é possível ir andando até o Farol de Ponta Verde, sobre o qual eu vou falar no tópico abaixo.

Além disso, na orla de Ponta Verde você encontra barracas e quiosques para todos os gostos. Inclusive duas das mais famosas da cidade, a Kanoa Beach Bar e a Lopana, de onde sai um catamarã para as piscinas naturais de Pajuçara.

É na Praia de Ponta Verde também que fica o letreiro Eu Amo Maceió. Não se esqueça de parar por ali para tirar algumas fotos.

Farol De Ponta Verde

Um dos pontos turísticos de Maceió mais conhecidos, o Farol de Ponta Verde é uma visita obrigatória na cidade. O farol fica a apenas 1 quilômetro da orla de Ponta Verde, no meio de recifes e bancos de areia.

O farol começou a ser construído em 1922, mas sua estrutura atual só foi concluída em 1950. Possui mais de dez metros de altura, pintado nas cores vermelho e branco.

Quando a maré está bem baixa, é possível ir até o farol caminhando, andando por cima dos recifes. Ao longo do trajeto, surgem pequenas piscinas naturais, com água morna e bem tranquila.

Vá com calçados confortáveis, nunca descalço, pois andar sobre os recifes pode machucar os pés. Se for direto, a caminhada dura em torno de 5 minutos, mas como o legal é ir parando nas piscinas, para nadar e contemplar os peixes, reserve mais tempo.

Mas preste muita atenção na tábua de marés, pois só é possível ir até o farol na maré baixa. De preferência, quando ela está abaixo 0.3.

De perto do farol, é possível ver de longe a fantástica orla de Ponta Verde, que, como eu disse, é a praia urbana mais bonita de Maceió. Portanto, capriche nas fotos.

Praia De Jatiúca

Para completar o trio de praias centrais de Maceió, não deixe de conhecer também Jatiúca. Apesar de ficar bem pertinho de Ponta Verde e Pajuçara, Jatiúca é um pouco menos movimentada.

Por isso, essa praia é uma ótima opção caso você esteja querendo relaxar em um ambiente bem tranquilo, com poucas pessoas. O legal em Maceió é que você pode curtir uma praia quase vazia na região central da cidade. 

Mas, se a praia tem pouco movimento de pessoas, ela tem o mar agitado. Diferente das outras praias que vimos até agora, a Praia de Jatiúca não é protegida por recifes, e por isso tem muitas ondas.

Portanto, se você não quer se aventurar, convém mais ficar só na areia. A região tem um visual incrível, e a orla possui bares, restaurantes e quiosques.

Os bairros de Jatiúca, Pajuçara e Ponta Verde possuem a melhor rede hoteleira e a melhor estrutura turística da cidade. Se você optar por se hospedar em um deles, estará perto de praticamente tudo e terá uma vista deslumbrante dessas praias de sua janela.

Museu Da Imagem E Do Som

Na Praça Dois Leões, no coração do histórico bairro de Jaraguá, fica o Museu da Imagem e do Som. Considerado um dos museus mais interessantes da cidade, vale a pena reservar um tempinho para conhecê-lo.

Esse museu é perfeito para quem gosta de história. Em seu acervo, há fotografias, vídeos e diversos outros materiais audiovisuais que retratam um pouco da história da cidade e do estado.

Depois de conhecer um pouco a cidade, uma coisa bem interessante é visitar esse museu e ver como era a cidade nos tempos antigos. Pelas fotografias, você vai poder conhecer como eram os pontos turísticos de Maceió no início dos anos XX.

Além desse acervo, o museu guarda também uma surpresa, que se encontra ao lado do prédio. Trata-se da Estátua da Liberdade. Isso mesmo, Maceió possui uma Estátua Liberdade, e original, ainda por cima!

Segundo a tradição, há três Estátuas da Liberdade originais, idênticas, mas de dimensões diferentes, feitas pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi. A de Nova York, que é a maior, uma que se encontra na França, e a outra, em Maceió.

Há quem desminta essa história, dizendo que a estátua de Maceió não passa de uma réplica, feita por uma indústria francesa. De qualquer forma, o fato é que, original ou réplica, a estátua está lá, do lado do museu, e merece uma visita.

A entrada é gratuita.

Museu Théo Brandão

Os pontos turísticos de Maceió vão muito além das praias. Quando você estiver na cidade, vale a pena reservar um tempinho para conhecer os pontos históricos e culturais da cidade.

O Centro e o Bairro Jaraguá possuem diversos casarões antigos, de grande beleza arquitetônica. Um deles, que fica no Centro, é o Museu Théo Brandão, especializado em folclore e arte popular.

O museu fica num palacete maravilhoso, construído no século XIX. Só pela arquitetura já valeria a pena a visita.

Mas o acervo do museu é igualmente interessante. O espaço reúne um pouco de toda a rica cultura alagoana, como esculturas de mestres santeiros, como o famoso Mestre Vitalino, artesanato e informações sobre músicas e danças populares.

Uma volta pelo museu é uma forma fácil e rápida de conhecer quase toda a produção cultural de Alagoas sem sair da capital. E, também, uma forma de levar um pouco do estado para casa: o museu conta com uma lojinha de artesanato, onde é possível comprar belas peças por preços acessíveis.

A entrada é gratuita.

Catedral Metropolitana

Quando você estiver conhecendo o centro de Maceió, vale a pena dar uma parada na Catedral Metropolitana. Essa é a igreja mais importante da cidade, e um dos pontos turísticos de Maceió mais interessantes.

Foi construída no século XIX, projetada por um arquiteto francês. Sua arquitetura segue o estilo neoclássico, inspirado nas igrejas europeias do período.

Um dos destaques da sua fachada é a grande escadaria, que dá acesso à porta principal. No interior, o que chama a atenção são os vitrais e os afrescos representando cenas bíblicas.

A Catedral Metropolitana é considerada um dos principais patrimônios da cidade. É uma das construções mais bonitas de Maceió, bem como um de seus monumentos históricos de maior importância.

A entrada é gratuita.

Mirante São Gonçalo

Se Maceió tem a orla mais bonita do Brasil, nada melhor do que um mirante para vê-la do alto. Por isso, não deixe de conhecer o Mirante São Gonçalo, um dos pontos turísticos de Maceió imperdíveis.

Apesar de ter uma estrutura bem simples, visitar esse mirante é mais do que recomendado por causa da vista. A paisagem que se tem dali é realmente deslumbrante.

Dali é possível ver boa parte do centro histórico da cidade e a região do porto. O mar, visto lá de cima, apresenta um azul maravilhoso.

Se você quer tirar boas fotos de Maceió, o mirante é o seu lugar. A melhor hora de visitá-lo é de manhã bem cedo ou de tardinha, quando a paisagem fica ainda mais fotogênica.

Museu Palácio Floriano Peixoto

O Palácio Floriano Peixoto foi a sede do governo estadual durante décadas. Foi construído por volta de 1900, em estilo neoclássico.

O palácio, com sua fachada branca e com os arcos centrais, é considerado a construção mais bonita de Alagoas. Por isso, é claro, não pode ficar de fora dos pontos turísticos de Maceió imperdíveis.

Atualmente, o palácio sedia um museu, que conta a história do estado. O museu possui em seu acervo relíquias e móveis antigos, da época em que o espaço era sede do governo.

O ponto alto do museu são as obras de arte. Ao longo da sua visita você vai poder apreciar quadros de alguns dos mais importantes pintores regionais.

Outra parte bem interessante para você conhecer no museu são as salas dedicadas a Aurélio Buarque de Holanda, o criador do dicionário, e o poeta Lêdo Ivo. São dois intelectuais alagoanos que merecem ser conhecidos.

Na frente do Palácio, há uma bela praça com palmeiras e uma fonte. Esse cenário emoldura muito bem a linda fachada do palácio, e é o espaço perfeito para tirar umas fotos.

A entrada é gratuita.

Pontal Da Barra

Considerado um dos bairros mais charmosos de Maceió, o Pontal da Barra é parada obrigatória em sua viagem. Fica um pouco ao sul de Pajuçara, e possui uma das localizações mais privilegiadas da cidade: banhado pelo mar, de um lado, e pela Lagoa Mundaú, do outro.

O Pontal da Barra é um bairro bem simples, que mais parece uma vila de pescadores. Não pense encontrar por aqui luxo ou modernidade, pois o charme do lugar está justamente na simplicidade e na tradição.

Além de ser um lugar bem bonito, o que atrai tantos turistas para esse pequeno bairro de Maceió é o artesanato. O Pontal da Barra é o principal produtor do bordado filé, o tipo de renda que se tornou patrimônio imaterial da cidade.

Você encontra esse tipo de bordado no Pavilhão do Artesanato e na Feira de Artesanato de Pajuçara, mas lá você só vai ver para vender. O lugar onde eles são produzidos é aqui, no Pontal da Barra.

Pelas ruas do bairro, principalmente na Rua das Rendeiras, você vai encontrar diversas lojinhas de artesanato. Mais interessante ainda, você provavelmente vai se deparar com rendeiras sentadas na calçada, criando os bordados do filé do lado de fora de suas casas ou lojas.

Isso faz com que o Pontal da Barra tenha um outro ritmo, típico de cidade pequena, de lugar parado no tempo. A dica é visitar o bairro pela tarde, pois o pôr do sol da Lagoa de Mundaú, que dá pra ver dali, é o mais bonito de Maceió.

Para curtir o pôr do sol bem instalado, boas opções são os restaurantes Maré e Peixarão. Ambos possuem mesas ao ar livre, com uma vista impagável da lagoa Mundaú.

Lagoa Mundaú

Alagoas significa “terra alagadiça”, ou terra que fica entre lagos. O estado tem esse nome porque em seu território há algumas lagoas muito importantes, como a Lagoa do Roteiro, que veremos abaixo, e a Lagoa de Mundaú, que fica pertinho do centro da cidade.

Como se não bastassem as praias maravilhosas e o mar incrível, Maceió conta com a Lagoa Mundaú, considerada um dos pontos turísticos de Maceió mais bonitos.

Além de passear na orla da lagoa, o que rende fotos incríveis, uma outra forma de curtir essa região é fazendo um passeio de barco. Na orla da lagoa, além do Maré e do Peixarão, há diversos restaurantes, nos quais é possível contratar esse passeio de barco.

Ao redor da lagoa há diversas praias, povoados, vilas de pescadores e manguezais, formando um verdadeiro ecossistema rico em belas paisagens e culturas tradicionais.

Além disso, a Lagoa Mundaú possui nove ilhas, cada uma com uma característica diferente. A mais famosa delas, a de Santa Rita, é a maior ilha lacustre do Brasil.

Outra ilha bem interessante é a Ilha do Carlito, que possui uma barraca de praia, onde os passeios geralmente fazem uma parada. No entanto, o passeio das 9 ilhas é longo e costuma ser cansativo.

Outra opção é alugar uma lancha e fazer o passeio seguindo o roteiro que você quiser. Assim, você tem mais liberdade para ficar o tempo que achar melhor e ir nos lugares de seu interesse.

E, como dito acima, um programa que você não pode perder na Lagoa de Mundaú é o pôr do sol. Escolha um restaurante na orla, ou, se preferir, sente-se em algum gramado, ou na calçada mesmo, para apreciar o espetáculo do sol se pondo por trás da lagoa.

Parque Municipal

Para quem quer conhecer um outro lado de Maceió, além das praias, o Parque Municipal é uma boa opção. Considerado um dos mais procurados pontos turísticos de Maceió, esse é o melhor lugar da cidade para entrar em contato com a natureza.

O Parque Municipal é uma importante área de proteção ambiental da Mata Atlântica. Lá, você vai poder conhecer um pouco da flora e da fauna riquíssimas da região, e se encantar com as belezas de uma floresta intocada, que fica dentro da cidade.

O parque conta com 5 trilhas de diversos tamanhos e dificuldades. Ao longo de todas elas, você vai se sentir quase perdido em uma floresta.

Além das belas paisagens e dos diversos tipos de plantas, no parque você vai encontrar diversos tipos de animais, como macacos, jacarés e inúmeras espécies de pássaros.

Entrada gratuita. Ônibus – linha 709 (passa em Ponta Verde).